Você já ouviu falar da Análise Preliminar de Risco APR? Às vezes pode acabar sendo mencionada apenas pela sigla APR. Consiste basicamente em uma ferramenta importantíssima da segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Como sabemos, existem diferentes graus de perigo para as diversas atividades laborativas existentes e para evitar que acidentes ocorram, há dispositivos legais que determinam medidas de segurança que visam proteger os colaboradores no exercício de suas atividades.
Um destes dispositivos acaba sendo justamente a Análise Preliminar de Risco APR que eu quero te explicar em pormenores ao longo deste bate-papo como funciona.
Em síntese, a APR acaba sendo bem fácil de compreender. A mesma consiste em um instrumento que visa analisar e determinar os riscos existentes no local de trabalho, de modo a criar estratégias e alternativas, por assim dizer, para evitá-los.
Para que a análise seja realmente eficiente, ela deve acompanhar todas as etapas de produção da empresa, de modo a identificar os principais erros que podem resultar em acidentes e criar alternativas para minimizá-los e com isso reduzir os riscos de acidentes envolvendo os colaboradores da empresa.
Detalhando a APR
A Análise Preliminar de Risco APR se faz um instrumento indispensável nas práticas de segurança do trabalho, sendo uma técnica que consiste na avaliação antecipada dos possíveis riscos aos quais os trabalhadores estão diariamente expostos seja por conta do próprio ofício, seja por conta de erros operacionais ou mesmo o mau uso dos Equipamentos de Proteção Individual EPI’S.
Normalmente a APR é adotada quando um novo processo é incorporado a empresa para identificar os riscos pertinentes a atividade a ser realizada.
Identificado os riscos pertinentes a tal atividade, o técnico de segurança do trabalho responsável pela análise deve desenvolver medidas para que estes riscos sejam minimizados, diminuindo assim as chances de acidentes.
A Análise Preliminar consiste em uma técnica muito utilizada por técnicos de segurança do trabalho e igualmente por profissionais que atuam na área de segurança patrimonial.
Além disso, a técnica de avaliação é adotada também para avaliação no lançamento de misseis que estão sendo produzidos para evitar acidentes não controlados.
De modo simplificado podemos resumir a Análise Preliminar de Risco APR como uma técnica que visa antecipar, eventos indesejáveis, suas causas, consequências e igualmente os danos ocasionados.
Na análise não está compreendido apenas os eventuais danos humanos, mas também danos ao meio ambiente, para a continuidade dos trabalhos operacionais e a imagem da empresa.
Quais os objetivos de realizar a Análise Preliminar de Riscos APR?
Você está se perguntando por que a Análise de Riscos é realizada pelo técnico de segurança do trabalho e qual acaba sendo o seu objetivo?
Bom, normalmente ela sempre é realizada quando um novo processo operacional é incorporado as atividades da empresa e dessa forma se faz importante determinar quais os riscos envolvidos no processo.
O técnico de segurança do trabalho se faz na empresa o profissional responsável por garantir a segurança e a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, cabendo a ele a atividade de desenvolver a APR que tem como objetivo principal identificar erros que podem resultar em acidentes que podem comprometer a segurança dos colaboradores.
Há objetivos principais na APR que formam praticamente um roteiro. São eles:
- Analisar todas as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho de modo a identificar todos os possíveis riscos aos trabalhos que a desempenham;
- Orientar todos os trabalhadores sobre os riscos inerentes a atividade que realizam de modo a guiá-los pela construção de um ambiente mais seguro para todos, sobretudo, para eles próprios;
- Estabelecer processos que garantam mais segurança para a realização de todas as atividades dentro da empresa e esses processos devem ser de conhecimento de todos;
- Orientar todos os colaboradores da empresa sobre os possíveis riscos das atividades desenvolvidas por cada um de modo que eles tenham ciência das melhores práticas de segurança;
- Buscar meios de prevenir acidentes sejam eles oriundos de falhas em equipamentos ou de falhas humanas.
A Análise Preliminar de Risco APR na prática
Como vimos até aqui, a equipe responsável pela elaboração da APR deve inicialmente buscar por todos os riscos existentes na empresa. Posteriormente devem descrevê-los de modo a determinar quais serão as primeiras iniciativas adotadas para garantir mais segurança a todos.
Após isso, se faz possível ter um panorama desde os pequenos riscos existentes aos grandes perigos do exercício laboral de determinadas atividades na empresa. Os riscos em suma acabam sendo desencadeados por condições inadequadas de trabalho e também pelos maus usos dos equipamentos de segurança ou pela falta deles.
Após feita a identificação de todos os riscos, vem a hora de criar uma lista de ações a realizar na empresa, de modo a promover mais segurança para todos os colaboradores. Essa lista precisa acabar sendo colocada em prática pela equipe responsável pela Análise Preliminar de Risco APR e consiste em uma das etapas mais importante de todo o trabalho.
A fase de tirar do papel todas as medidas pensadas acaba sendo extremamente importante porque vem assegurar que medidas estão sendo tomadas sobre os riscos existentes. Mas mais do que tirar do papel se faz preciso que as medidas tenham validade para efetivamente evitar acidentes envolvendo os colaboradores que atuam na empresa, preservando-lhes a saúde e a vida.
O que a Análise Preliminar de Risco APR ensina
A Análise Preliminar de Risco APR ensina muito para o trabalhador também no que diz respeito a sua segurança. Embora muitos acidentes ainda ocorram em nosso país, cerca de setecentos mil por ano em todo o Brasil, sem mencionarmos as doenças ocupacionais e os acidentes não contabilizados, todos os instrumentos existentes se fazem ferramentas sim importantes.
Dessa maneira, a APR contribui para reduzir o número de acidentes, sobretudo, por focar no erro humano. Muitos acidentes hoje acontecem por conta de falha nas máquinas, mas boa parte também ainda ocorre por falha humana e assim sendo, trabalhar para minimizá-las acaba sendo fundamental.
Investir em meios de reduzir os acidentes oriundos de falhas humanas acaba sendo importante uma vez que muitas vezes o trabalhador não dá a devida atenção a atividade que está realizando e como tal acaba realizando-a de qualquer maneira. Como resultado, temos acidentes de trabalho que podem ser desde leves a graves.
APR e as falhas humanas
Um dos papeis desempenhados pela APR acaba sendo o de otimizar ao máximo o trabalho de todos os seus colaboradores, de modo que eles mesmos consigam reduzir as falhas humanas em suas atividades.
Um exemplo muito comum que pode acabar sendo trabalhado a partir da Análise Preliminar de Risco APR se faz justamente o uso dos equipamentos de proteção individual. Não conscientes sobre a importância do uso destes equipamentos, muitos colaboradores podem acabar simplesmente não os utilizando.
Caso a equipe responsável pela APR bata bastante na tecla dos riscos reais dos acidentes e danos relacionados com a atividade laborativa de cada colaborador, o uso dos equipamentos pode acabar sendo mais efetivo e, consequentemente, o número de acidentes desencadeados pelo seu não uso ser progressivamente menor.
Além disso, um dos objetivos esperados pela Análise Preliminar de Risco APR é fazer com que todos os envolvidos nas atividades operacionais da empresa entendam os riscos e atuem de modo a construir um ambiente mais seguro e de qualidade para todos.
Modelos de APR
Faça o download gratuito de alguns modelos de APR editáveis em Word, totalmente gratuito.
Aula Análise Preliminar de Risco
Outros Modelos
Caso tenha interesse em outros modelos de APR eu tenho um arquivo enorme, de todos os itens necessários na segurança do trabalho.
Eu disponibilizo gratuitamente, entretanto ele será enviando por e-mail. Para ter acesso, basta cadastrar seu e-mail no link abaixo:
Aprenda a Ganhar Dinheiro Com Segurança do Trabalho
E-book Gratuito
0 Comentários