PAE Segurança Do Trabalho

Você conhece o PAE Segurança do Trabalho? A sigla PAE significa Plano de Ação de Emergência. Como o nome sugere, é um plano elaborado que deve ser cumprido em caso de situações de emergência.

As medidas a serem adotadas devem ser especificadas em documento e conhecidas pelo maior número de pessoas possível. De forma que, cada tipo de emergência, diferentes etapas devem ser executadas para tentar controlar a situação. O PAE deve identificar os potenciais situações de emergência e as etapas passo a passo para controlá-las.

Geralmente o órgão que mais exige esta documentação em todas as empresas é o Corpo de Bombeiros Militar. Em praticamente todo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), a corporação exige que as empresas apresentem o Plano de Ação de Emergência.

A norma que regulamenta o Plano de Ação de Emergência ou PAE Segurança do Trabalho é a NBR 15219.

Você pode baixar o modelo de consulta nacional neste link ou se preferir adquirir a norma vigente aqui.

Quem Elabora o PAE?

É fundamental e obrigatório que a criação do PAE seja realizada e assinada por um técnico legalmente habilitado.

A norma no item 3.50 não define qual seria esse profissional habilitado. Mas exige registro profissional, o que preferencialmente remete a um Engenheiro de Segurança, que também inclui a responsabilidade técnica (ART).

Esse profissional irá demonstrar procedimentos bem estruturados que consideram medidas de atendimento a emergências compatíveis com os cenários de sinistros identificados.

O Que Deve Constar no PAE?

A NBR 15219 apresenta vários itens exigidos para o plano. Vamos tentar resumir um pouco aqui. Mas caso queira se aprofundar, acesse o link e leia detalhadamente as exigências.

Primeiramente a equipe ou profissional habilitado deve colocar neste documento, o tipo de ocupação, ou seja, se residencial, comercial ou industrial.

Os riscos específicos, tipo de construção e acabamento, dimensões da edificação, população fixa e flutuante. Características de funcionamento, rotas de fuga, recursos e localização de salvamento externo.

Como por exemplo SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193).

Após o levantamento dessas características, deve-se analisar a planta de modo a minimizar e controlar os riscos. As técnicas de análise de riscos incluem what if, lista de verificação (checklist), hazop, árvore de falhas, diagrama lógico de falhas etc., mas não se limitam a estas, podendo ser utilizadas outras técnicas.

Deve-se também avaliar a composição das equipes de emergência, como a brigada de incêndio. Por meio de da ABNT NBR 14276 ou NT específica do Copo de Bombeiros Regional.

Além disso, o plano deve conter todas as possíveis situações de emergência, como:

  • Acidente com vítima em qualquer área (procedimentos básicos de primeiros socorros);
  • Acidente com vítima em áreas energizadas;
  • Acidente com vítima em altura e/ou espaços confinados;
  • Acidente com vítima por produtos perigosos diversos;
  • Entre outros.

Outro item importante é apresentar o organograma dessas equipes de emergência, veja a imagem exemplo:

organograma pae

O quinto item a ser seguido é elencar procedimentos se o sistema de proteção contra incêndio não estiver em operação.

Outros itens são necessários, sugiro que leia a NBR 14276 para melhor entendimento.

Modelos de PAE

Para facilitar seu entendimento, estou disponibilizando modelos de PAE (Plano de Ação de Emergência), em Word (editável) e em PDF.

Basta clicar no link abaixa para fazer o download gratuito.

Outros Arquivos de SST

Caso tenha interesse em outros modelos eu tenho um arquivo enorme, de todos os itens necessários na segurança do trabalho.

Eu disponibilizo gratuitamente, entretanto ele será enviando por e-mail. Para ter acesso, basta cadastrar seu e-mail no link abaixo:

KIT PREVENCIONISTA (+ DE 7 MIL ARQUIVOS DE SST)

Aprenda a Ganhar Dinheiro Com Segurança do Trabalho

Aprenda a Ganhar Dinheiro Com Segurança do Trabalho

E-book Gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.