Você sabe o que é Comportamento Seguro? Este artigo vai destrinchar este assunto tão importante para aprimorar as campanhas de segurança nas empresas. Vamos lá?
O trabalhador não se acidenta por vontade própria, na verdade o acidente é uma sequência de inúmeros erros.
Muito se fala em reduzir os índices de acidentes nos ambientes de trabalho. Entretanto, o foco nessa questão sempre está ligado a EPIs, EPCs ou normas meramente burocráticas.
Dificilmente percebemos profissionais de segurança ou empregadores incentivando os trabalhadores a agir de maneira segura.
O Que É Comportamento Seguro?
A definição de comportamento seguro é quando o trabalhador, sabendo dos riscos que está exposto em seu local de trabalho, age de maneira a respeitar as regras e medidas de proteção elaboradas, protegendo sua vida e de seus colegas.
Dessa forma, o trabalhador que possui comportamento seguro irá utilizar os EPIs adequadamente, trabalhar com atenção, seguir as regras da empresa, observar os companheiros de trabalho e evitar exposição a riscos desnecessários.
Qual a Importância do Comportamento Seguro?
Um dos pioneiros a trazer esse assunto ao meio de SST foi Frank Bird. Por meio de seus estudos, originou-se a famosa Pirâmide de Bird – Escrevi um artigo completo sobre isso, acesse aqui para ler – resumidamente, Bird apresentou que todo acidente se inicia por meio de vários desvios ou comportamentos não seguros.
Dessa maneira, observamos um acidente é precedido quase que inevitavelmente por um desvio ou comportamento inseguro. Por esse motivo, é muito importante que os profissionais de segurança e empregadores promovam campanhas de comportamento seguro em suas empresas.
Como Promover o Comportamento Seguro?
Observamos que o comportamento seguro dos trabalhadores é uma peça fundamental para diminuição de acidentes de trabalho. Por isso devemos nos comprometer em estimular todos a agirem dessa maneira.
Veja algumas formas de promover esse comportamento em sua empresa:
Treinamentos
Será necessário promover treinamentos periódicos de segurança. Uma maneira fácil de fazer isso é por meio de DDS ou DSS. Além disso, quando os trabalhadores forem realizar os treinamentos de requalificação, é importante colocá-los em situações simuladas de risco, observando o seu comportamento e apontando melhorias.
A educação é a ferramenta mais importante para a criação de uma cultura de segurança.
Conscientização
Educar os trabalhadores também é fundamental. As vezes parece difícil colocar em prática. Mas fica bem mais simples quando lembramos das crianças. É isso mesmo, para educar e conscientizar você precisa tratar os trabalhadores como crianças. No sentido positivo é claro. Será necessário dedicação, paciência, repetição e aconselhamentos constantes.
Recompensa
A recompensa faz parte da natureza humana. Se um trabalhador observa seu colega agindo de maneira errada, mas ele age de maneira certa e nunca há uma recompensa, isso é um fator extremamente prejudicial para a cultura da prevenção na empresa.
Recompense os trabalhadores que se comportam seguramente!
Comportamento Seguro No Ambiente De Trabalho
Aqui estão alguns itens que devem ser seguidos para criar uma cultura de comportamento seguro no ambiente de trabalho:
- Armazene e guarde o EPI adequadamente;
- Use ferramentas e equipamentos corretamente;
- Esteja sempre ciente dos perigos aos quais estou exposto no meu ambiente de trabalho;
- Avisar quando os dispositivos ou máquinas são inadequados para uso;
- Orientar o colega quando ele cometer um ato inseguro;
- Quando realizado de maneira ergonomicamente adequada no desempenho de sua função;
- Utilizar EPI de maneira adequada e adequada para o risco da atividade;
- Manter o ambiente de trabalho organizado e limpo para evitar acidentes.
Aula de Comportamento Seguro
Então, o que achou deste artigo? Não esqueça de compartilhar e deixar um comentário em caso de dúvidas. Até a próxima!
Aprenda a Ganhar Dinheiro Com Segurança do Trabalho
E-book Gratuito
0 Comentários